terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A OMS DIVULGA NOVO RELATÓRIO SOBRE O CONTROLE DO USO DE TABACO. OS NÚMEROS IMPRESSIONAM!

Cerca de 6 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por causa do hábito de fumar e a maioria destas pessoas vivem em países em desenvolvimento. Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório sobre eficácia das políticas para controlar o uso do tabaco.

Confira algumas das principais conclusões deste relatório:
  • O tabagismo custa à economia global cerca de US$ 1 trilhão por ano em despesas de saúde e perda de produtividade;
  • O custo estimado supera em mais de 3 vezes o que é arrecadado em impostos sobre o fumo;
  • Atualmente, há 1,1 bilhão de fumantes no mundo, segundo a OMS. 4 em cada 5 pessoas vivem em países de baixa ou de média renda, correspondendo a 80%;
  • O número de mortes relacionadas ao tabaco deve aumentar de 6 milhões de pessoas por ano para cerca de 8 milhões até 2030, isso se nada for feito;
O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Além disso, o consumo do cigarro pode trazer uma série de problemas psicológicos e psiquiátricos que podem ocasionar vícios e transtornos, sendo até uma porta de entrada para consumo de outras drogas.

Para falar mais sobre este assunto, sugiro profissionais de diversas áreas como: oncologia, cardiologia, medicina do esporte, psiquiatria, psicologia e neurologia. Estes profissionais são ligados a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício (SBMEE), Hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas (USP), Unifesp, entre outros.

Fontes:



Vanessa Mastro
Assessoria de Imprensa e Comunicação
11 3062-5518 / 11 99445-0160
vanessa.mastro@vanessamastro.com.br
www.vanessamastro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário