segunda-feira, 2 de julho de 2018

SOS SUICÍDIO 188 - CHAMADA GRATUITA PARA TODOS OS MUNICÍPIOS DO BRASIL

Recentemente A Voz, publicou um artigo sobre o suicídio de um policial militar na cidade de Estância Velha/RS, chamando a atenção, neste caso em específico, sobre o desinteresse do estado em cuidar deste mal que acomete também, as polícias.

O artigo ainda chamava a atenção para a hipocrisia da sociedade, que se diz estarrecida com estes acontecimentos, mas que ao mesmo tempo, apenas quer cobrar segurança e outros serviços sem se preocupar com o fato de que quem presta os serviços são pessoas e por isso precisam também de um cuidado especial com a questão da psiquê destes.

Muitos preferiram comentar sobre o respeito à família, ao policial morto e não se debruçaram sobre um tema tão importante e que causa sequelas naqueles que perderam um ente querido para o suicídio.

Um vídeo também foi feito por Luigi Matté, aludindo sobre os principais transtornos deste ato, um deles; a depressão!

Mas, as questões da mente sobre esta atitude por muitos tidas como covarde, encontra nas debilidades mentais seu maior aliado para a prática do suicídio, são elas: depressão, bipolaridade, esquizofrenia, ansiedade, borderline, (comportamento pior, que a bipolaridade; sendo este o que pode de fato levar a cometer o suicídio) e outros.

Felizmente, esta prática tão danosa poderá ser evitada a partir de uma ligação, disponível em todo o território nacional, é o número: 188

Este serviço é uma parceria entre o CVV - Centro de Valorização da Vida e o Minstério da Saúde.

Desde 2017 este serviço já estava disponível em praticamente todo o país e foram cerca de 2 milhões de ligações. A OMS - Organização Mundial da Saúde também alerta para o número crescente e alarmante de tal prática. Já o Ministério da Saúde do Brasil, aponta que cerca de trinta pessoas praticam o suicídio por dia.

Em sendo assim, esta passando da hora da sociedade rever seus valores e conceitos sobre a tal vida moderna, assim como, prestar mais atenção nos seus a sua volta, porque num momento inesperado qualquer; alguém poderá estar tirando a própria vida.

Assista ao vídeo de Luigi Matté



Divulgue este artigo e ajude a evitar que mais pessoas venham a se suicídar por não encontrarem mais nenhum motivo para viver.