quinta-feira, 18 de março de 2010

2010 E DAÍ?

É isso aí! O que vamos fazer com 2010? Na cabeça de cada um, os projetos, as mudanças de percurso ou a continuidade, dentre outros, já estão montados. E aí, vem toda aquela retórica; este ano vai ser diferente: vou fazer isto e aquilo, deixar disto ou daquilo e por aí vai à lista de promessas para o ano vindouro. Quase sempre acompanhadas de inúmeras simpatias: sete pulinhos nas águas, sete sementes de romã, comer lentilha e carne de porco, são algumas delas. Frango?! Nem pensar, porque cisca pra trás. Ledo engano! O có-có-ri-có na verdade, cisca pra trás pra limpar caminho, deixando assim o que não presta e vai pra frente garimpando o que o há de melhor. Uma minhoca, por exemplo: pode ser um manjar dos deuses. O porco por sua vez, mesmo focinhando pra frente; vive na lama. Além de ser um grande vilão a saúde. Ninguém se deu conta disto até hoje?!


Assim caminha a humanidade a cada porvir de um novo ano. Com suas crenças e crendices, mas cada vez mais descrente de si, dos que o cercam e principalmente; do Altíssimo! Mas isto é outra história.

A verdade é que 2010 está chegando e junto com ele uma eleição e a mídia já esta em campanha. Ícones da TV já fazem alusão ao pleito e ao que percebi, a Band saiu na frente. É, teremos eleições, mas ao que parece, ninguém ainda se engajou neste espírito cívico de suma importância para o país e para nós cidadãos e cidadãs. Assim, se não fizermos a lição de casa e colocarmos em nossa lista de promessas que vamos analisar bem nossos candidatos, mormente aos que ocuparão as cadeiras das assembléias, do congresso nacional e senado, (onde está o maior foco de corrupção), é possível que muitos queiram que o novo ano chegue logo. Só que neste caso, levarão quatro anos. Para presidente e governadores, pouca coisa está definida. Aécio abriu mão da candidatura deixando Serra com a bomba na mão. Dilma cresce nas pesquisas e Ciro vem colado. Particularmente, torço por uma dobradinha entre estes. Porém, o PMDB, alude o nome de Themer, o que certamente não se concretizará. E o PT por sua vez no cenário nacional se for sensato, acatará o que Lula disser, afinal, o metalúrgico está em alta, tanto no cenário nacional quanto internacional. O PSDB e DEM estão furiosos é claro e se Lula não amarrar bem o que está sendo feito... se eles pegarem... muita coisa poderá cair por terra e para ter certeza desta verdade, é bom lembrar o governo do RS e algumas cidadezinhas na volta onde eles “governam”. No cenário estadual, Fogaça já deu sinal à candidatura, Yeda diz que vem de novo, (insana) e Tarso, parece ser a bola da vez. Neste cenário, penso que a executiva estadual do PT deva conversar com Beto Albuquerque. Beto vem num crescendo e muito mais pelo trabalho paralelo que vem fazendo depois de ter perdido seu maior tesouro; o filho. E como nosso povo é movido pela paixão e compaixão, por que não chamar Beto para pelo menos se coligar?

Enfim, 2010 promete e muitas surpresas boas e ruins hão de acontecer, principalmente no cenário político. Embora a maioria diga não gostar de política deve estar atenta, pois é neste cenário que começa na campanha, com promessas e mais promessas, onde boa parte delas não são cumpridas, (e você e eu já vimos esta cena), que a vida de milhões de pessoas é decidida e nem sempre da melhor forma para atender a demanda necessária do todo para termos um país mais justo em todas as esferas.