sábado, 13 de outubro de 2012

Eddie Van Halen é eleito o maior guitarrista de todos os tempos por revista

A revista Guitar World elegeu Eddie Van Halen como o maior guitarrista de todos os tempos. O músico, que formou a banda Van Halen em 1972, ficou em primeiro lugar em um concurso votado pelos leitores da publicação, batendo nomes como Brian May, Jimi Hendrix e Jimmy Page. As informações são do site NME.


O guitarrista do Queen, Brian May, ficou em segundo lugar na lista dos "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos". Alex Lifeson do Rush ficou em terceiro e Jimi Hendrix em quarto lugar.


Os nomes que apareceram no top 10 incluem Jimmy Page do Led Zeppelin, Tony Iommi do Black Sabbath e Steve Vai. Entre outros músicos que aparecerem na lista estão Keith Richards do Rolling Stones no 40º lugar, Eric Clapton no vigésimo oitavo e George Harrison dos Beatles em 25º. Você pode ler a lista completa aqui.


Em agosto deste ano, Eddie Van Halen passou por uma cirurgia de emergência para tratar diverticulite, um distúrbio digestivo que envolve uma inflamação e infecção do cólon. Especulou-se que a doença poderia mantê-lo fora dos palcos por até seis meses.


Não foi a primeira vez que o guitarrista de 57 anos sofre com problemas de saúde. Eddie tem uma prótese de quadril em 1999 e foi tratado de um câncer na língua, perdendo um terço do órgão muscular. Ele foi declarado livre da doença em 2002.

A Voz Comenta:

No início de tudo, os irmãos Van Halen, tinham funções diferentes nos instrumentos.

Antony Van Halen era o guitarrista e Eddie o baterista, até que um dia resolveram fazer uma experiência e trocraram de lugar. O resultado está aí.

Além disto, Eddie costuma fazer suas próprias guitarras para extrair delas o som desejado por ele.


Veja a lista com os 10 maiores guitarristas de todos os tempos segundo a Guitar World:


1. Eddie Van Halen - 2. Brian May - 3. Alex Lifeson - 4. Jimi Hendrix - 5. Joe Satriani


6. Jimmy Page - 7. Tony Iommi - 8. Steve Ray Vaughan - 9. Dimebag Darrell Abbott


10. Steve Vai