domingo, 14 de outubro de 2012

vc repórter: Círio de Nazaré leva 2 milhões de fiéis às ruas no Pará

Fiéis aproveitam a ocasião para agradecer a santa

Foto: Roberto Meira/vc repórter

Comentar 0Cerca de 2 milhões de fiéis acompanharam, neste domingo, a saída da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Igreja da Sé, para percorrer um percurso de cerca de 3,6 km na principal romaria do Círio de Nazaré, realizada anualmente, em Belém, no Pará.

A procissão aconteceu depois da missa, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Gioavanni d'Aniello, que reuniu 50 mil pessoas, celebrada em frente à catedral Metropolitana da cidade, às 6h30.

Os devotos percorreram as principais ruas e avenidas de Belém até a Basílica Santuário de Nazaré. Durante a caminhada, os fiéis homenagearam a santa com uma queima de fogos e também tentam tocar a corda do Círio - símbolo da festa católica-, para agradecer as graças alcançadas e fazer pedidos, em um trajeto de mais de 6h.

O primeiro Círio aconteceu no dia 8 de setembro de 1793. A partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a celebração foi fixada no segundo domingo de outubro.

Em setembro de 2004, o Círio foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.


Esta é uma iniciativa do Terra e qualquer pessoa pode participar mandando vídeps, matérias, etc.